Você sabe quanto açúcar escondido você ingere?

Quando você vai ao supermercado fazer suas compras semanais ou mensais, você respira aliviada ao encontrar um produto sem açúcar? Saiba que muitos desses alimentos trazem esse ingrediente de forma disfarçada. 

Os açúcares são os menores e mais simples carboidratos que existem, eles servem como fonte de energia para o seu corpo, mas quando a quantidade excede o que o organismo precisa, o açúcar é armazenado na forma de gordura, além disso, alimentos com esse componente têm baixo valor nutricional. 

Como saber se você está ingerindo açúcar escondido e quanto? 

No rótulo, o ingrediente está junto com todos os outros carboidratos e, por enquanto, não é obrigatório sinalizar quanto desses carboidratos são, na verdade, açúcares. Mas, existem algumas dicas que podem lhe ajudar: 

  1. Olhe o teor de carboidrato na tabela nutricional;

Na tabela nutricional, está indicado o total de carboidratos, alguns produtos indicam a quantidade de açúcar na tabela. Outras marcas sinalizam na parte frontal da embalagem. 

  1. Leia sempre a lista de ingredientes e aprenda a identificar outros nomes do açúcar;

Se você deseja saber o grau de processamento de um alimento e o seu teor de açúcar sempre leia a lista de ingredientes! Eles estão sempre listados em ordem decrescente, ou seja, do que tem mais para o que tem menos dentro do produto. 

Além disso, preste atenção se algum desses nomes aparecer: glicose, frutose, glicose de milho, dextrose, maltose, néctar, caldo de cana, rapadura, xarope de milho, xarope de malte, extrato de malte, xarope de agave, xarope de açúcar, calda de açúcar, mel, melado e melaço. 

Esses são nomes que na verdade significam açúcar! 

  1. Conte quantos tipos de açúcar tem em um produto. 

Algumas vezes, o produto pode conter vários tipos de açúcar na sua composição, fazendo com que ele não seja o primeiro ou segundo ingrediente, já que essa posição fica reservada para os componentes que estão em maior quantidade. 

Com três ou quatro tipos de açúcares em um produto, a lista de ingrediente pode até parecer saudável, mas se você somasse todos os diferentes tipos de sacarose (viu o que eu fiz aqui? Mascarei o nome do açúcar!) presentes, com certeza conseguiria identificar o excesso dele no produto. 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *