OMEPRAZOL CAUSA ANEMIA?

Se você já me acompanha pelo Instagram (@drcarlostoloi), provavelmente assistiu um dos meus stories explicando a relação entre o omeprazol e a diminuição do ferro. Depois dessa publicação, recebi muitas mensagens com dúvidas sobre essa temática, por isso, hoje as esclareço aqui.

O Omeprazol, faz parte dos medicamentos conhecidos como Inibidores da bomba de prótons, que são medicamentos comumente usados para aliviar as dores de estômago em pessoas que têm gastrite, por exemplo. Ele integra um grupo de remédios denominados anti-secretores, que age interferindo na produção de ácido clorídrico, o que certamente gera impactos para o organismo.

Esse ácido  produzido no estômago tem como uma das principais funções a inibição da entrada de bactérias no seu intestino, o que colabora para prevenir infecções. Mais que isso, a mesma célula que produz o ácido clorídrico também trabalha fabricando uma substância denominada fator intrínseco, fundamental para absorver a vitamina B12. Um deficiência recorrente dessa vitamina pode ocasionar em quadros de demência.

Em relação ao ferro, a quantidade muito reduzida do ácido clorídrico no estômago diminui a metabolização, atrapalhando na retirada do ferro a partir dos alimentos que você consome. Além disso, também pode interferir na absorção de cálcio. Já ouviram alguma vez que é interessante dar o suplemento de ferro para crianças junto com um suco de laranja? Isso ocorre para que a acidez da laranja ajude na absorção do ferro.

Com pouca absorção de ferro e de cálcio, o consumidor assíduo de omeprazol pode sim desenvolver anemia e osteopenia, que leva a conhecida osteoporose.

Apesar de parecer preocupante, não quero assustá-lo. O omeprazol pode sim ser um aliado para a saúde e também para o tratamento de pacientes com problemas estomacais. O grande perigo está na automedicação!

Jamais faça a ingestão desse ou de qualquer outro medicamento sem a recomendação e acompanhamento do seu médico de confiança. O seu médico irá saber qual dose é recomendada para você e por quanto tempo você pode fazer uso do omeprazol. Com esse acompanhamento, você estará bem mais seguro.