Compreenda a diferença e leve uma vida mais saudável

Vivemos em um mundo acelerado e temos um universo inteiro de atividades para administrar em nosso dia a dia. Em meio à nossa vida profissional, pessoal e familiar, é muito comum colocarmos em segundo plano a nossa saúde. Uma forma muito eficiente de cuidar do nosso bem estar é com a aquisição de bons hábitos e a inclusão deles em nossa rotina é uma grande aliada neste sentido.

Mas, rotina e hábitos são a mesma coisa?
Na verdade, não. Veja esta definição de acordo com o psicólogo Bruno Pael: 

Hábito é um comportamento aprendido. Como todo comportamento, envolve um estímulo externo e uma recompensa para sua criação e manutenção. Um hábito instalado por muito tempo envolve certa dificuldade em mudá-lo, sendo necessária boa quantia de esforço para que este seja modificado ou excluído de seu repertório de comportamento.”

A rotina é sinônimo de acomodação. Considerando que todo ser vivo tende a economizar energia, a rotina acaba se tornando a forma mais fácil para que isso aconteça. Passamos a fazer sempre a mesma coisa pelo conforto que isso nos traz. Qualquer mudança, seja de comportamento ou de atividade no dia a dia, envolve lançar-se em território desconhecido e isso só acontece quando a recompensa advinda da mudança da rotina é maior que a da sua manutenção.”

Falando mais especificamente sobre a rotina e hábitos alimentares, precisamos destacar a importância do planejamento. É preciso organizar não somente o que vamos comer, mas também quando e onde. Isso mesmo, os horários e o ambiente no qual você escolhe se alimentar influenciam diretamente na forma como seu corpo irá metabolizar o que você ingere.

Como vimos, hábitos são um tipo de aprendizado. É necessário educar o corpo e a mente para que eles trabalhem a seu favor diariamente.

Siga estas dicas para implantar uma rotina saudável em sua vida:

1. Planeje o seu dia
O ideal é que você consiga se organizar um dia antes. Caso tenha que lidar com improvisos em sua rotina, planeje pelo menos a sua dieta.

2. Faça listas
Sugiro que você tenha um aplicativo como o Evernote para não esquecer do seu planejamento alimentar.

3. Cumpra pequenas metas
 O cumprimento de metas diárias é um fator de motivação indispensável.

4. Tenha um objetivo final

Viva o presente, mas não se esqueça de visualizar o futuro como uma forma de superar as dificuldades do caminho.

Para ir mais além, convido você a conhecer o meu ebook gratuito “Dicas para uma vida mais saudável” que você encontra disponível aqui no site.

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