Eritritol é melhor que Xilitol?


O eritritol é um adoçante natural com aparência semelhante a do açúcar. Por não possuir praticamente nenhum carboidrato ele não impacta a glicemia do corpo humano e isso faz dele um grande aliado da dieta low carb.

Por ser um composto pertencente à classe dos polióis, o eritritol se conecta aos receptores de sabores doces das papilas gustativas mas, diferentemente do açúcar, sua estrutura não é completamente digerida pelo nosso organismo.

Comparado com o xilitol, que é um adoçante muito popular das dietas com baixo consumo de carboidratos, ele apresenta melhores benefícios. Encontrado na natureza de forma pura, o eritritol não é artificial nem sintético. Além disso, seu poder adoçante equivale a 70% do poder adoçante do açúcar e com uma quantidade muito reduzida de carboidratos absorvíveis. O eritritol é ainda menos prejudicial aos esmaltes dos dentes, reduzindo a possibilidade de cáries.

Com relação à proporção entre dosagem e carboidratos, possui 10 vezes menos carboidratos que o xilitol. Observe este comparativo:

100g de açúcar = 100g de carboidratos
100g de xilitol = 60g de carboidratos
100g de eritritol = 6g de carboidratos

Com relação à proporção de consumo, consideraRdo os 70% do poder adoçante do açúcar, a substituição pode ser feita da seguinte forma: 100g de açúcar podem ser substituídos por 140g de eritritol. Ainda assim, o eritritol causa um impacto muito menor na insulina e na glicemia.

Efeitos Colaterais:

Algumas pessoas com sensibilidade gastrointestinal podem sentir efeitos colaterais por causa da propriedade fermentável dos polióis. Mas, ainda assim, o eritritol é um dos polióis mais inertes que existem, de modo que causam menos reações que o xilitol, por exemplo.

Antes de iniciar qualquer dieta, lembre-se que um acompanhamento médico é imprescindível para a sua saúde e para o sucesso de seu projeto.

Estou à sua disposição!