Comer de 3 em 3 horas é realmente necessário?

No mundo da nutrição é muito comum receber a orientação de comer de 3 em 3 horas, e se eu lhe disser que isso não é necessariamente uma regra a ser seguida para alcançar o tão sonhado emagrecimento? 

Existem três mitos muito comuns citados pelas pessoas e profissionais da saúde. 

  1. Mito #1: Comer de 3 em 3 horas acelera o metabolismo;

Primeiramente, é importante falar que não há comprovação científica para essa afirmação. O que a ciência mostra é que a aceleração do metabolismo está associada à quantidade do que se come e ao tipo de alimento. 

Um estudo publicado pela NCBI concluiu que alimentar-se de 3 em 3 horas não acelera o metabolismo e nem favorece a queima calórica pelo organismo. 

  1. Mito #2: Comer de 3 em 3 horas ajuda a manter a glicemia sob controle;

Pessoas que tem diabetes e que não podem ficar longos períodos sem se alimentar não devem ter o intervalo entre as refeições superiores há 3 horas, mas, se você não é portador dessa doença, não deve haver nenhum efeito associado à hipoglicemia causado por jejuns de duração adequada. 

Se você sente fome quando fica em jejum por mais de três horas, é um sinal de que o seu corpo se acostumou com refeições frequentes e está em um estado de glicólise constante. 

  1. Mito #3: Se eu não me alimentar de 3 em 3 horas vou catabolizar e destruir massa muscular! 

Se esse é um receio presente na sua vida, pode ficar tranquilo! Durante a janela de jejum você não vai quebrar músculos como uma forma de gerar energia.

Seus músculos só serão uma fonte de energia em último caso, já que existem outras reservas muito mais fáceis de serem utilizadas pelo corpo, como a gordura da barriga e de outros lugares, além do glicogênio. 

O glicogênio nada mais é do que nossa reserva de energia em forma de carboidratos, que fica armazenada no fígado, nos músculos e entre as células musculares. 

Quem se beneficia desses mitos? 

Se você chegou até aqui, provavelmente está se perguntando por que a dieta das 3 horas é difundida com uma verdade absoluta na lei da alimentação saudável. 

Há uma enorme influência da indústria alimentícia, juntamente com um incentivo da mídia e de alguns profissionais da saúde. 

Quando é uma boa estratégia comer de três em três horas? 

Algumas estratégias alimentares como refeed, carb loading e dieta cetogênica aumentam a frequência das refeições e podem ser adaptadas para pessoas que querem ganhar músculos.

Mas, isso não significa que 3 horas é um número mágico e sim que a estratégia alimentar foi adaptada de acordo com as necessidades do indivíduo. 

Portanto, não é uma regra comer dentro dessa janela de tempo, já que estratégias nutricionais não funcionam para todos de forma unânime.  

Conclusão: É importante comer quando sentimos fome, o que é algo individual, é uma variável que depende do metabolismo e genética de cada um. O mais importante em uma dieta é fazer uma alimentação saudável.

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