A ceia de Natal é realmente uma tentação. Há aqueles que esperam todo o ano para reunir a família nesta época do ano e, claro, comer bastante. Em meio a tantos alimentos deliciosos, eu sei que é difícil se manter firme na dieta. Mas, tome cuidado com os exageros porque as consequência deles duram por muito tempo.

No meu blogpost de hoje, você conhecerá todas as dicas e segredos para aproveitar a ceia sem sair dos trilhos.

Minha primeira recomendação é na hora do preparo dos alimentos. Esteja pronto para escolher muitas opções de saladas para que ela não fique em falta na hora de montar o prato. Outra dica é optar pelas opções de zero açúcar ou light, como no caso do creme de leite ou das bebidas que irão acompanhar o jantar. 

CARNES:

Independente se foi você quem cozinhou ou se a mesa feita pela família apresenta inúmeras opções, escolha aquela de carne magra. Tenho três sugestões para que você não diga que não existe opção: filé de peito de frango, peixe com grãos ou o famoso peru.

Se possível, mantenha-se longe das carnes mais pesadas e gordurosas tais quais picanha, alcatra e cupim, que aparecem muito no churrasco do dia seguinte.

ACOMPANHAMENTOS:

Para conferir mais saciedade, vale a pena investir na mistura de alguns alimentos, como é o caso das castanhas, que diminui o índice glicêmico, e o arroz. Apenas tome cuidado para não exagerar na porção.

Quem está mais firme no propósito da dieta, também pode apostar no ovo. Sua clara é rica em aminoácido leucina, que contribui para a massa magra, enquanto a gema tem ômega 3, que é uma ótima fonte de gordura para proporcionar o equilíbrio entre insulina e glicose.

Se for você quem está preparando a ceia, além dos cuidados que citei acima sobre a escolha dos ingredientes, vale a pena investir em pouco óleo e pouco sal. Se a ceia foi preparada por outra pessoa, esteja distante dos alimentos ricos destes ingredientes na hora de escolher o que irá comer.

SOBREMESA:

Sem dúvida alguma, posso lhe afirmar que as frutas são as melhores escolhas para a sobremesa. E, para a nossa alegria, toda ceia costuma ter uma mesa farta delas.

Se mesmo com tantas opções, você não consegue ficar longe dos bolos e tortas, sugiro ser coerente na hora de pegar a sua fatia. Pegue um pedaço pequeno e complemente com as frutas para mais saciedade.

O alerta também é feito para o famoso panetone. Ele pode parecer inofensivo já que é cheio de frutas secas, mas tome cuidado porque ele costuma ser preparado com farinha branca e muito açúcar.

Espero que tenha gostado das dicas. Para mais informações sobre saúde, siga-me no Instagram: @drcarlostoloi.

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