Café: ótimo aliado ao emagrecimento e melhor desempenho físico

Saiba como essa bebida, que é uma febre nacional, pode contribuir para perder o peso indesejado e melhorar a performance nos treinos.

Uma de nossas grandes paixões sem dúvida é o café, que tem inclusive uma data comemorativa exclusiva neste mês. Atualmente, o Brasil é o seu segundo maior consumidor mundial e os mineiros lideram a maior produção nacional do grão.

Para muitos, o dia só começa após tomar uma xícara dessa bebida estimulante. Se você também é parte integrante do grupo, veja abaixo como o café pode contribuir para o nosso bem-estar em geral.

Entendendo sobre os benefícios do café

O Ministério da Saúde, IFSUL, AgroBrasil, Embrapa e Scielo acordam as seguintes vantagens de se consumir a bebida:

  Otimização na performance cognitiva e psicomotora. 

  Devido aos seus atributos psicoativos, auxilia o cérebro a trabalhar de forma mais eficiente.

  Ajuda na liberação de serotonina, conhecida como o neurotransmissor do bem-estar.

  Auxilia na prevenção do surgimento do Mal de Alzheimer, bem como de outras doenças degenerativas.

  Forte aliado do metabolismo celular, contribuindo para o seu estímulo.

  Por ser extremamente versátil, pode ser acrescentado em uma diversidade de preparações e receitas. 

Cafeína x Emagrecimento x Exercícios físicos

    Efeito termogênico: o gasto calórico é otimizado devido à aceleração do metabolismo, o que impacta na queima de gordura corporal contribuindo para o emagrecimento.

Vale lembrar que devemos também prezar por bons hábitos alimentares para que possamos alcançar resultados mais eficientes. Além disso, busque estar ativo e preze por sua qualidade do sono e gerenciamento do estresse.

    Diminuição da sensação de esforço: percebemos a execução do treino de forma mais fácil e dessa forma, nos ajuda a realizá-lo com mais intensidade.

    Com o aumento do foco, teremos menos distrações ao longo do treino e daremos maior enfoque à uma melhor execução dos exercícios. 

    Tem-se uma elevação do nível de adrenalina, preparando o corpo para o esforço o qual será realizado. Com uma maior injeção de disposição e energia, haverá o estímulo dos músculos para a prática de exercícios físicos utilizando a gordura como fonte de energia.

Portanto, é notório o quanto a ingestão dessa bebida pode contribuir positivamente para o processo de emagrecimento bem como na otimização dos treinos. 

E agora, é importante falar a respeito de uma dúvida muito frequente, que é a relação do café e o jejum intermitente.

Afinal: o café quebra o jejum intermitente?

Fique tranquilo: isso é um mito! Se a bebida estiver pura, sem a adição de adoçante ou açúcar, pode ser consumida tranquilamente.

Aliás, o café é bastante utilizado nessa prática e muitos adeptos ao jejum de longo prazo relatam que com o seu consumo o apetite é modulado, o que é de grande auxílio. 

Beba com moderação

Devemos nos lembrar que o equilíbrio deve estar presente em todos os nossos hábitos, inclusive no de beber café. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a dose diária recomendada para um indivíduo adulto é de três xícaras de até 100 ml. 

A bebida deve ser consumida com moderação pois o conteúdo da cafeína apresenta grandes variações levando em consideração o seu método de preparo bem como a fonte do grão. 

Além disso, o café é um estimulante do fluxo de hormônios que causam estresse, irritação, ansiedade, insônia e aumenta também a tensão muscular. 

Então, se existe cautela no uso, você irá colher grandes benefícios à saúde. Afinal, como é bom se sentir mais desperto e disposto para lidar com as tarefas do dia a dia!