O portal de notícias PebMed divulgou os resultados de um estudo do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (OCRC), da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sobre a relação entre a gordura saturada e a sensação de saciedade. Os resultados são surpreendentes!

Um grupo de pesquisadores da instituição descobriu que consumir em excesso alimentos ricos em gordura saturada podem causar a morte de neurônios do hipotálamo, local do cérebro onde se identifica a nossa saciedade. De acordo com a pesquisa, pessoas com obesidade não possuem o pleno funcionamento dos sinalizadores de saciedade como resposta ao nível alto de gordura mesmo tendo mais insulina e leptina no corpo.

Esse fator preocupante acontece porque a estrutura da gordura saturada é parecida com a parede de alguns tipos de bactérias, assim, o organismo reage se protegendo e gera uma inflamação que destrói os sinalizadores de saciedade.

A pesquisa foi desenvolvida com indivíduos magros, obesos e aqueles que passaram pela cirurgia bariátrica. Nos indivíduos magros, a resposta do hipotálamo foi positiva, nos obesos foi muito abaixo do esperado e nos que passaram pela cirurgia foi intermediária.

Outros estudos ainda estão sendo realizados para perceber se é possível reverter esse quadro nos indivíduos obesos. No entanto, já foi possível perceber que a adoção de uma alimentação balanceada contribui para o retorno de vias que haviam sofrido a inflamação.

Antes de encerrar o blogpost de hoje, devo lembrá-lo que a gordura saturada não é a única vilã da alimentação. A gordura trans também não faz bem para a saúde e deve ser evitada, combinado!?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *